Curso de Prática da Petição Inicial Cível no Novo CPC
Este Curso de Prática da Petição Inicial Cível no Novo CPC é dividido em 2 módulos distintos. Todos no formato de vídeo, com resolução FULL HD.
O tempo total do curso é de aproximadamente 6 horas e 40 minutos. No primeiro módulo as aulas são direcionadas aos requisitos necessários à petição inicial. Isso na visão do Código de Processo Civil de 2015.
Já no segundo módulo, as aulas são voltadas especificamente à redação forense.
O curso também é acompanhado de todas as aulas no formato de MP3(Áudio). Essas aulas em áudio poderão ser baixadas pelo aluno e, com isso, poderá escutá-las onde achar melhor.
Há também material de imagens, infográficos, slides e no formato de PDF, esses direcionados a melhor compreensão das aulas, os quais também podem ser baixados.
NOTA
- ( 1 ) cada aula será disponibilizada após dois dias da anterior. Reputamos um tempo adequado entre ambas para que o aluno tenha maior absorção do que fora antes estudado.
- ( 2 ) o certificado será concedido ao aluno que tenha estudado no mínimo 80% (oito por cento) de todas as aulas.
PRINCIPAIS VANTAGENS DO CURSO
( i ) Economia de tempo
Compreender todas as mudanças ocorridas no CPC, no tocante à redação da petição, levará um bom espaço de tempo. Não raro o aprendizado ocorrerá ao longo dos anos, com a prática.
Entretanto, durante esse interregno do aprendizado, o profissional do Direito corre o sério risco de ainda não ter absorvido por completo todas as alterações e, por isso, cometer algum erro que prejudique-o no sucesso da ação. Quiçá algum prejuízo ao cliente. Afinal, um dia após o início de vigência do Código você terá que saber a aplicação dessas regras às novas petições iniciais. O CPC revogado, nesse ponto, não lhe será mais útil.
Com este curso você terá 90(noventa) dias, 24 horas e todos os dias da semana, para assistir as aulas. Ademais, poderá baixar o áudio de cada aula e escutá-lo quando bem lhe aprouver. Igualmente todos os slides podem ser baixados.
Desse modo, é indiscutível o encurtamento do espaço de tempo para aprender as técnicas da elaboração da petição inicial, nos moldes do novo Código.
( ii ) Redução dos custos
A aquisição de obras para o aprendizado desse tema certamente demandará um custo bem elevado. Por vezes um único livro custa mais do que o montante a ser pago neste curso.
O curso já é uma síntese do pensamento de dezenas de autores processualistas, todas elas empregadas na elaboração das aulas.
( iii ) Rapidez na absorção do aprendizado
Todas as aulas empregam vídeo com explanação de imagens. É notório, reconhecido inclusive por vários estudos científicos, que a rapidez de absorção de ideias por meio de imagens é significativamente superior à simples leitura em si.
>> acesse este link e baixe um dos slides <<
Com isso, o aluno estará preparado em tempo bem menor do que se tivesse que aprender com a leitura de livros.
Confira abaixo um resumo do Curso, com respectivas aulas:
MÓDULO I
1 – Petição inicial – Definição e aspectos importantes
Nesta aula você compreenderá o que seja o princípio da congruência, correlação e congruência, bem a aplicação no novo modelo do CPC/2015. Entenderá as nomenclaturas utilizadas à petição inicial, a relação dessa com o termo inicial do ajuizamento da ação, a prevenção do juízo, a competência e a prescrição. Ademais, compreenderá quais as exceções quanto à necessidade da peça vestibular se mostrar escrita. ( aula com slides )
2 – Distribuição
Essa segunda aula demonstraremos como se procede a distribuição dos processos, quanto à alternância, aleatoriedade e igualdade. Quanto sua relação com a propositura da ação, no tocante ao termo inicial. O que mudou em relação ao CPC/73. Explicaremos sua relação com o efeito de interrupção do prazo prescricional. ( aula com slides )
3 – Registro
Aqui explanaremos acerca da documentação das peças processuais e sua relação ao registro. Igualmente serão mostrados quais os elementos que necessariamente devem constar da autuação e quem deve fazê-la. Mostraremos uma imagem de capa do processo onde explicamos os elementos identificadores da autuação. ( aula com slides )
4 – Nomen iuris (nome da ação)
Seria de fato necessário explicar o “nome da ação” na petição inicial ? Faremos esclarecimentos a esse respeito. ( aula com slides )
5 – Pedido mediato e o imediato
Revelaremos quais as diferenças entre a formalização de um pleito imediato e qual sua importância em relação ao pleito mediato. ( aula com infográfico/slides )
6 – Pedido certo e o indeterminado (genérico)
O pedido genérico, como bem sabemos, é a exceção; o pleito certo e o determinado, o ordinário. Compreenda, diante disso, quais as exceções permitidas na legislação processual, acolhendo, assim, pedidos formulados genericamente. ( aula com slides )
7 – Requisitos da cumulação de pedidos
Os pedidos acumulados são permitidos segundo a legislação processual. Todavia, há restrições para isso. Entenda todos os requisitos à cumulação de pedidos no novo CPC. ( aula com slides )
8 – Cumulação subsidiária e alternativa
Você entenderá como formular na inicial um pedido cumulado de maneira subsidiária ou de forma alternativa. ( aula com slides )
9 – Cumulação simples e sucessiva
É de toda conveniência que o profissional do Direito tenha profundo conhecimento das formas possíveis de cumulação de pedidos. Não é adequado a inicial se restringir a único pedido e, assim, quando cumulados, aumenta-se as possibilidades de êxito. A cumulação simples e a sucessiva é uma das mais utilizadas, por isso se faz necessário sua compreensão. ( aula com slides )
10 – Interpretação dos pedidos
A forma de como o magistrado irá interpretar os pedidos feitos na exordial sofreu uma grande mudança. Agora a análise não se restringe à parte do capítulo dos pedidos da inicial; vai mais além. Nesta aula você passará saber as alterações ocorridas. ( aula com slides )
11 -Indicação dos meios de provas
É comum ama equivocada visão dos profissionais do Direito quanto à indicação dos meios de provas. Nesta aula serão feitas considerações acerca da restrição de se indicar as provas de pronto, com a petição inicial, bem assim as possibilidades de sua postergação para ulteriores fases do processo. ( aula com slides )
12 – Pedido de pagamento de parcelas periódicas
Entenda o alcance temporal do pedido de pagamento das parcelas periódicas. ( aula com slides )
13 – Alteração da causa de pedir ou do pedido
Existe possibilidade de alterar-se a causa petendi, bem como pedido em si. Contudo, há restrições para que isso possa ser feito na contenda. Nessa aula será explicado com pormenores quanto à alteração ulterior da causa de pedir e do pedido. ( aula com slides )
14 – Documentos essenciais à propositura da ação
Há uma grande diferença entre documentos tidos por essenciais à postulação em juízo e, por outro lado, os documentos facultativos ou, ainda, os que comportam ônus da parte. Nesta aula serão feitas considerações acerca dessas diferenças. ( aula com slides )
15 – O instrumento de mandato
No aspecto da procuração, que é o instrumento do mandato, houve inúmeras alterações. Atualmente é mister se atentar aos novos requisitos destinados à procuração. Igualmente é adequado entender as situações excepcionais que dispensam a apresentação da procuração e, ademais, outros poderes de atuação do advogado que devem estar explícitas na referida peça. Importantes mudanças também em relação à declaração de hipossufiência serão debatidas. ( aula com slides )
16 – Indicação do endereço do advogado
Nesta aula será explicada as alterações quanto à exigência do advogado fornecer seu endereço, inclusive eletrônico, no processo. ( aula com slides )
17 – Capacidade postulatória
Aqui iremos enfrentar a diferenças entre capacidade postulatória e capacidade processual. Debateremos também acerca das exceções à capacidade postulatória destinada aos advogados, ou seja, identificaremos as situações que as postulações em juízo podem ser exercidas diretamente pela própria parte. ( aula com slides )
18 – Requisitos da petição inicial
Nessa ocasião debateremos, um por um, todos os incisos do art. 319 do CPC/2015. É dizer, debateremos cada item necessário à petição inicial e, mais, seus efeitos em caso de infração a esses preceitos. ( aula com infográficos/slides )
MÓDULO II
Esse módulo é todo destinado à prática da redação forense, inclusive com debate direto a uma petição. ( aula com vídeo/PDF )
Conteúdo do Curso
Módulo 1
Aula 01 – Definição
0 Horas 20 minutos00:20Aula 02 – Distribuição
0 Horas 11 minutos00:11Aula 03 – Registro
0 Horas 4 minutos00:04Aula 04 – “Numen Juris”
0 Horas 5 minutos00:05Aula 05 – Pedido mediato e imediato
0 Horas 13 minutos00:13Aula 06 – Pedido certo e indeterminado
0 Horas 15 minutos00:15Aula 07 – Cumulação de Pedidos (Requisitos)GRÁTIS
0 Horas 27 minutos00:27Aula 08 – Cumulação subsidiária e alternativa
0 Horas 16 minutos00:16Aula 09 – Cumulação simples e sucessiva
0 Horas 9 minutos00:09Aula 10 – Interpretação dos pedidos
0 Horas 8 minutos00:08Aula 11 – Indicação dos meios de provas
0 Horas 14 minutos00:14Aula 12 – Pedido de pagamento de parcelas periódicas
0 Horas 5 minutos00:05Aula 13 – Alteração da causa de pedir ou do pedido
0 Horas 16 minutos00:16Aula 14 – Documentos essenciais à propositura da ação
0 Horas 24 minutos00:24Aula 15 – O instrumento de mandato
0 Horas 42 minutos00:42Aula 16 – Indicação do endereço do advogado
0 Horas 5 minutos00:05Aula 17 – Capacidade postulatória
0 Horas 43 minutos00:43Aula 18 – Requisitos da petição inicial
1 Horas 26 minutos01:26Módulo 2
Técnicas de Redação Forense – Petição Inicial Cível
0 Horas 36 minutos00:36Resenhas do Curso
Nenhuma resenha foi encontrada para este curso.